Boteco APJor recebe Sergio Buarque de Gusmão

Guerrilha jornalística

Nesta quinta-feira, 5 de agosto, às 16h, o jornalista Sérgio Buarque de Gusmão estará conosco na 21ª edição do BOTECO APJor. Gusmão tem uma longa trajetória como repórter e editor tanto na imprensa corporativa como na imprensa alternativa dos tempos da ditadura civil-militar. Para entrevistá-lo, Leda Bech convidou os jornalistas Palmério Dória e Lurdes Sola.

Da Redação

O entrevistado do Boteco APJor nesta quinta-feira (05/08) é paraense, ganhou o Esso de 1971 com a edição especial da revista Realidade sobre a Amazônia e, já em São Paulo, passou por Estadão, Movimento, IstoÉ, Jornal do Brasil e O Globo. Fundou o Instituto Gutenberg, de crítica da mídia, é coautor de vários livros e autor de dois: Jornalismo de investigação – O caso Quércia e Nova história da Cabanagem.

Para conversar com ele, ao lado da âncora Leda Beck, estarão na mesa do boteco os jornalistas Palmério Dória, outro paraense veterano da imprensa brasileira, velho parceiro de Gusmão, e Lourdes Sola, que também circulou pela imprensa corporativa por muitos anos e hoje conclui seu doutorado na Universidade de Genebra sobre a censura nos anos de chumbo.

A transmissão é ao vivo, pelos canais da APJor:

No Facebook: https://cutt.ly/vQbIz47

No YouTube: https://youtu.be/yfEKfyJPQ9k

Os internautas participam com comentários e perguntas.

Sobre o BOTECO APJOR

Criado como um botequim virtual para conversar informalmente sobre jornalismo, o BOTECO APJor recebe, quinta sim, quinta não, profissionais de diferentes gerações, que relatam as aventuras e desventuras que todo jornalista vive na carreira para entregar notícias confiáveis ao leitor. Ivânia Vieira, Tellé Cardim, Oswaldo Faustino, Lígia Ferreira, Leonardo Sakamoto e Paulo Talarico já passaram pelo BOTECO APJor (veja a playlist aqui). A direção técnica é de Fabio Soares e a direção geral é de Cecília Queiroz. Mara Ribeiro e Marlene Silva colaboram na divulgação do programa.

Sobre a APJor

A Associação Profissão Jornalista é uma organização de inteligência e de articulação entre jornalistas, pesquisadores de Jornalismo e a sociedade civil brasileira. Sua missão é promover o debate público sobre um foro próprio para jornalistas brasileiros, seja ele um conselho, um colégio ou uma ordem.  A APJor entende que o jornalismo ético e plural é elemento essencial para a garantia da democracia, do direito à informação e das liberdades de expressão e de imprensa.

Associe-se: www.apjor.org.br.

APJor

APJor

A Associação Profissão Jornalista (APJor) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2016 por um grupo de 40 jornalistas, com o objetivo de defender o jornalismo ético e plural e valorizar o papel do jornalista profissional na sociedade brasileira.