A Associação Profissão Jornalista (APJor) é uma organização de jornalistas favoráveis à criação de um conselho profissional, criada em assembleia realizada por 40 jornalistas profissionais, na Câmara Municipal de São Paulo, em outubro de 2016.
A APJor é uma organização de jornalistas profissionais e pesquisadores que busca entender as mudanças que afetam a profissão para definir ações e elaborar projetos, como a abertura do debate sobre a criação de um conselho de jornalistas ou de jornalismo no Brasil.
Presidente
67 anos, formou-se em 1979 na ECA-USP. Iniciou a carreira em 1977, como estagiário na Agência Folha. Foi repórter, editor, assessor de imprensa e professor de Jornalismo.
Vice-presidente
Foi redatora, repórter, editora e correspondente internacional no Estadão e na Veja. Graduou-se em jornalismo pela FAAP, cursou a Escola Nacional de Ciências Políticas da França e é mestre em Humanas pela Universidade Stanford.
Diretora Administrativo-Financeira
Jornalista, Mtb. 16.577. Atua na área há mais 30 anos. Sete como repórter de impresso de jornais como Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde, Notícias Forenses e como freelancer em outros projetos.
Suplente da Diretoria
Jornalista e consultora para temas de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável. É especialista em Responsabilidade Social e Empresarial pela Fundação Dom Cabral e Graduada em Comunicação Social pela ECA-USP.
Suplente da Diretoria
Jornalista, graduado pela UNEF, Feira de Santana (BA), com especialização em Jornalismo Internacional pela PUC-SP. Atuou em assessoria de imprensa, rádio e televisão, tendo trabalhdo no Jornalismo da TV Canção Nova e da TV Aparecida. É membro da Cojira-SP.
Jornalista, 63 anos, diretor executivo da DMCom Consultoria e da Agência Envolverde da qual é fundador, presidente do Instituto Envolverde.
Jornalista formado pela Cásper Líbero há mais de 35 anos, atuou nos jornais Notícias Populares, Folha da Tarde, Jornal Gazeta Esportiva e Popular da Tarde, bem como na TV Gazeta, no programa Mário Ferraz.
Assessor de imprensa na Câmara Municipal de São Paulo. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo e também ocupou a vice-presidência da Federação Nacional dos Jornalistas
Aos jornalistas e às jornalistas:
Difícil para a maioria dos brasileiros e para os próprios jornalistas 2016 teve, pelo menos para o grupo que participa do Movimento Jornalistas Pró-Conselho, uma novidade alvissareira: a criação da Associação Profissão Jornalista.
O projeto de Estatuto que está na página web é ainda o que foi apresentado à assembleia (leia a notícia reproduzida abaixo que traz, também, a composição da Diretoria e do Conselho Fiscalizador da Gestão). Mas as modificações feitas não mudaram em nada o essencial da proposta inicial.
A Associação Profissão Jornalista – APJor foi fundada em 22 de outubro de 2016 para realizar estudos e organizar atividades com vistas a ampliar o conhecimento sobre o exercício da profissão de jornalista, apoiar a atividade profissional e garantir as condições materiais para a continuidade da luta por um conselho profissional dos jornalistas brasileiros
A Associação Profissão Jornalista – APJor foi fundada em 22 de outubro de 2016 para realizar estudos e organizar atividades com vistas a ampliar o conhecimento sobre o exercício da profissão de jornalista, apoiar a atividade profissional e garantir as condições materiais para a continuidade da luta por um conselho profissional dos jornalistas brasileiros.
Divulgue sua marca em nosso site e desfrute das vantagens de ser um parceiro da APJOR. Somos um canal de comunicação com forte presença e reconhecimento no país.
A Associação Profissão Jornalista (APJor) é uma organização de jornalistas profissionais fundada, em outubro de 2016, com o objetivo de fomentar o debate sobre a importância de um jornalismo ético e plural para o fortalecimento da democracia brasileira, tendo como eixo a formação do profissional de jornalismo, a regulamentação da atividade jornalística e o aparato de governança da informação jornalística.