QUEM SOMOS

Somos a APJor

A Associação Profissão Jornalista (APJor) é uma organização de jornalistas e pesquisadores em Jornalismo, fundada em 2016 em torno do debate sobre a criação de um Conselho de Jornalistas ou de Jornalismo. Desde então, tem se dedicado a estudar as profundas transformações que afetam a profissão para definir ações e elaborar projetos em articulação com as demais entidades de jornalistas no país.

A APJor tem entre seus objetivos realizar estudos e organizar atividades com vistas a ampliar o conhecimento sobre o exercício profissional dos jornalistas e apoiar a sua atividade profissional.

por um jornalismo ético e plural
OBJETIVOS

A APJor é uma organização de jornalistas profissionais e pesquisadores que busca entender as mudanças que afetam a profissão para definir ações e elaborar projetos, como a abertura do debate sobre a criação de um conselho de jornalistas ou de jornalismo no Brasil.

Membros - exercício 2023-2025

DIRETORIA

Leda Beck é vice presidente da APJor

Leda Beck

Presidente

Desempenhou várias funções em grandes veículos da imprensa corporativa brasileira, entre os quais Estadão e Veja, como redatora, repórter, editora e correspondente no exterior. Graduou-se em Jornalismo pela FAAP (1975) e tem um Certificado de Estudos Políticos (CEP) da Escola Nacional de Ciências Políticas da França (1979-80). É mestre em Humanas pela Universidade Stanford (2010), onde também foi Knight Fellow (1993-94). Viveu 15 anos no Vale do Silício (1993-2008) e, de volta ao Brasil em 2008, tem trabalhado com projetos editoriais, revisões, edições e traduções/versões (de e para inglês, francês, espanhol e italiano). É membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Ganhou um Prêmio Esso de Jornalismo, dois prêmios Abril, um Vladimir Herzog e um Sucesu.

Mara Ribeiro 02

MARA RIBEIRO

Vice-presidente

Jornalista há mais de 35 anos, sete deles como repórter e free-lancer em vários jornais, entre os quais Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde e Notícias Forenses, de 1983 a 1990. Trabalhou como jornalista na extinta Multinews até fundar, em 1993, sua própria empresa de comunicação, que leva seu nome e cujas atividades conduz até hoje. Formou-se em Jornalismo na FMU/FIAM em 1984.

Fabio Soares é diretor da APJor

FABIO SOARES

Diretor Administrativo-Financeiro

Jornalista graduado em 2009 pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), na Bahia, com especialização em Jornalismo Internacional pela PUC-SP (2014). Começou a carreira em rádio, no interior da Bahia e trabalhou como repórter voluntário no Festival de Filme Brasileiro de Toronto, no Canadá (2009-2010). Em 2011 mudou para São Paulo, onde foi produtor de conteúdo para a RTV Canção Nova (2013-2017) e a TV Aparecida (2017-2020). Desde 2021, é assessor de imprensa na Ovo Comunicação, em São Paulo, atendendo empresas do setor de finanças e inovação. É membro da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo (Cojira-SP) e a representa na Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), da Fenaj. Na APJor, é também diretor técnico do Boteco APJor, que há quase três anos entrevista jornalistas e registra sua trajetória.

diretora suplente

cecília queiroz

Diretora Suplente

Jornalista, radialista e relações públicas, formada pela PUC-SP e pela Fundação Universidade do Amazonas (FUA), entre 1978 e 1982. Trabalhou nos principais telejornais do País como pauteira e editora de economia. Foi a Relações Públicas das visitas de vários governadores estadunidenses ao Brasil. Editou vídeos institucionais, fechou publicações e foi coautora de diversos guias e livros, sendo um deles premiado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Curadora e gestora de festivais (EICTV/Cuba), dirigiu mais de 30 eventos no exterior. É bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Anhembi-Morumbi (2015-2019) e é pós-graduada em Economia para Jornalistas (1987-1988) pela FEA/USP e em Gestão do Conhecimento e da Informação pelo Senac (2002-2003). É doutora em Psicologia Social (2014-2015) pela Universidade Kennedy, da Argentina, onde defendeu sua tese em 2021.

diretara-suplente

KATHERINE RIVAS

diretora suplente

Formada em Jornalismo e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi (2015-2019), tem pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2018) e especialização em mercado de capitais pelo Programa de Formação Continuada para Jornalistas da B3, em parceria com a Saint Paul Escola de Negócios (2022). Sempre trabalhou como repórter, com foco no jornalismo econômico. Cobriu investimentos e se especializou em dividendos, mas também cobriu finanças, educação financeira, negócios e sustentabilidade. Trabalhou em vários veículos, como Money Report, IstoÉ Dinheiro, InvestNews e InfoMoney. Colaborou com Exame, Folha de S. Paulo, GQ Brasil e UOL Economia. Em 2021 e 2022, foi reconhecida entre os 52 jornalistas mais admirados da imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil, prêmio promovido pelo Portal dos Jornalistas e Jornalistas&Cia. Em 2023, está entre os 50 finalistas desse prêmio.

Membros - exercício 2023 - 2025

CONSELHO FISCALIZADOR ​DA GESTÃO​

Dal Marcondes

Dal marcondes

Formado em jornalismo pela ECA/USP em 1982, quando fundou com mais dois colegas o jornal Primeira Página, que todas as semanas era colado nas paredes de botecos de Pinheiros e dos Jardins. Foi legal, não tínhamos de pagar as pingas. Mas não pagava os boletos. Depois começou uma carreira em muitas redações até tropeçar na pauta de economia. Aí foram quase 30 anos fazendo contas. Em 1995 foi abduzido pela pauta ambiental e, desde então, vem tentando mudar de assunto, mas não consegue. Hoje, é diretor executivo da DMCom Consultoria e da Agência Envolverde, da qual é fundador. Também é presidente do Instituto Envolverde.

 

conselheira

DARLENE MENCONI

Formada em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero (1988), com pós-graduação em Gestão Ambiental na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (2006), também cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, a FFLCH-USP (1986-1989). Trabalhou nos principais jornais e revistas do país. Tornou-se uma profissional de comunicação multiplataforma e uma estrategista em mídias sociais. Como redatora, especializou-se em tecnologia, sustentabilidade e liderança feminina.

GRACA-PINTO-COELHO

GRAÇA PINTO COELHO (RN)

Formada em Comunicação Social (1985) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também fez o mestrado em Educação (1995) e o doutorado em Educação e Estudos da Mídia (2002), este parcialmente pela Universidade Loughboroug (Reino Unido). É pós-doutora em Comunicação (2014-2015) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Ciências da Comunicação (2019-2021) pela Universidade do Porto, Portugal. Foi repórter no jornal potiguara Tribuna do Norte (1980-1984) e na Folha de S. Paulo (1986-1987), subeditora na revista IstoÉ (1985-1986), editora de texto na Fundação Roberto Marinho e na Globotec (1987-1991) e assessora de comunicação na Câmara Municipal de Natal e no Sindicato de Docentes da UFRN (1992-1995). De 1995 a 2019, foi professora de Jornalismo no curso de Comunicação Social da UFRN e, de 2001 a 2018, foi pesquisadora e professora na pós-graduação em Educação da mesma universidade. Desde 2008, é professora e pesquisadora da pós-graduação em Estudos da Mídia.

conselheiro

MOACIR DE SOUZA JOSÉ

Graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1981). Foi revisor no jornal Folha de S. Paulo e redator de Economia nos jornais Folha da Tarde e Estadão. repórter na revista Balde Branco (pecuária leiteira); e editor, por 26 anos, da revista DBO (especializada em pecuária de corte), onde continua até hoje. Participou com capítulos nos livros A Embrapa na agricultura tropical (2023), Paraná Cooperativo (2021) e O espelho da inovação agrícola no Brasil (2019).

Um pouco da nossa História

Aos jornalistas e às jornalistas:

Difícil para a maioria dos brasileiros e para os próprios jornalistas 2016 teve, pelo menos para o grupo que participa do Movimento Jornalistas Pró-Conselho, uma novidade alvissareira: a criação da Associação Profissão Jornalista.

O projeto de Estatuto que está na página web é ainda o que foi apresentado à assembleia (leia a notícia reproduzida abaixo que traz, também, a composição da Diretoria e do Conselho Fiscalizador da Gestão). Mas as modificações feitas não mudaram em nada o essencial da proposta inicial.

Estatuto

A Associação Profissão Jornalista – APJor foi fundada em 22 de outubro de 2016 para realizar estudos e organizar atividades com vistas a ampliar o conhecimento sobre o exercício da profissão de jornalista, apoiar a atividade profissional e garantir as condições materiais para a continuidade da luta por um conselho profissional dos jornalistas brasileiros

CONTINUAR LENDO

Regime Interno

A Associação Profissão Jornalista – APJor foi fundada em 22 de outubro de 2016 para realizar estudos e organizar atividades com vistas a ampliar o conhecimento sobre o exercício da profissão de jornalista, apoiar a atividade profissional e garantir as condições materiais para a continuidade da luta por um conselho profissional dos jornalistas brasileiros.

CONTINUAR LENDO

Parceiro

Divulgue sua marca em nosso site e desfrute das vantagens de ser um parceiro da APJOR. Somos um canal de comunicação com forte presença  e reconhecimento no país.

QUERO SER PARCEIRO

Lista de Associados

Conheça os jornalistas que fazem  parte da nossa associação.

ACESSAR LISTA

FAÇA PARTE DESTA REDE

Associe-se à APJor