Da Redação
Nesta quinta-feira, 27 de maio, às 16h, o jornalista Leonardo Sakamoto estará na 16ª edição do programa Boteco APJor – o segundo programa da série AFRO Boteco APJor. Será uma conversa de botequim entre jornalistas sobre jornalismo. Os interlocutores do convidado especial serão os colegas Flávio Carrança e Carla Serqueira, além da âncora Leda Beck.
Neoescravidão e outras pústulas
Sakamoto tem uma carreira bem sucedida em pelo menos dois campos: na academia e no jornalismo. É doutor em Ciências Políticas pela USP e professor de Jornalismo na PUC-SP, além de colunista do portal UOL. Como repórter, cobriu conflitos armados no Timor Leste e em Angola. Também cobriu violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros e se tornou uma das vozes mais importantes do mundo na denúncia do trabalho análogo à escravidão.
No programa, ele vai contar sobre sua trajetória e discutir o repugnante fenômeno da escravidão no século XXI, que, no Brasil, atinge sobretudo as populações mais carentes, em geral compostas por descendentes dos negros supostamente “libertos” em 1888.
A transmissão é ao vivo, pelos canais da APJor:
No Facebook e no YouTube
Assista e participe com comentários e perguntas.
Sobre o BOTECO APJOR
Criado como um botequim virtual para reunir jornalistas e conversar informalmente sobre a profissão, o BOTECO APJor recebe, quinta sim, quinta não, profissionais de diferentes gerações, que revelam as aventuras e desventuras que todo jornalista vive na carreira para entregar notícias confiáveis ao leitor. Leda Beck apresenta o programa, pelo qual já passaram, como convidados especiais, Paulo Talarico, Tereza Cruvinel, Patrícia Campos Mello, Eduardo Ribeiro, Luís Nassif, Bob Fernandes, Celso Bacarji, Montezuma Cruz, Dal Marcondes, Márcia Marques, Caru Schwingel, Fred Ghedini e Mara Ribeiro. A direção técnica é de Fabio Soares e a direção geral é de Cecília Queiroz. Mara Ribeiro e Marlene Silva respondem pela divulgação.