Por Fred Ghedini
A Associação Profissão Jornalista iniciou neste mês de março sua primeira campanha de sindicalização. O objetivo e chegar ao final do mês com pelo menos 50 novos filiados em seus quadros.
“Jornalista, seja o alicerce de uma grande causa: oxigenar a democracia brasileira com jornalismo ético e plural.” Este é o mote da campanha de sindicalização.
Para se filiar basta acessar a página contato e preencher a ficha de filiação. A aprovação do novo sócio será feita pela Diretoria da entidade, que comunicará o(a) interessado(a) através de e-mail.
O valor da taxa associativa é de R$ 200,00 anuais (que pode ser dividida em quatro parcelas trimestrais de R$ 60,00).
Leia abaixo documento-manifesto da APJor lançado para a campanha de filiação:
O futuro do jornalista está em aberto
O momento atual do jornalismo no Brasil é preocupante. É cada dia maior o desafio de ser jornalista no ambiente atual, marcado pela corrupção da ética nas esferas política e econômica do País.
O mercado de trabalho restringiu-se drasticamente, esmagado pelas pressões do momento. As incertezas profissionais geradas pelas tecnologias digitais, o descrédito do jornalismo, a precarização máxima do trabalho e a destruição do idealismo têm feito com que cada vez mais colegas abandonem a profissão.
Carecemos, já, de um movimento social, capitaneado pelos próprios jornalistas, que demonstre para a sociedade o papel central da profissão, como responsável pela credibilidade e qualidade da produção jornalística.
Para a Associação Profissão Jornalista (APJor), essa é uma causa da qual, como profissionais, não podemos fugir.
Entre no debate, faça parte dessa rede,
faça parte da solução:
Juntos, poderemos:
- Valorizar o papel do(a) jornalista:
- Criar condições e mecanismos para exercício do jornalismo de qualidade
- Buscar a unidade das organizações de jornalistas
- Promover a capacitação e requalificação dos jornalistas para as novas exigências do mercado
- Conscientizar a sociedade sobre a importância de garantir condições dignas para o exercício do trabalho jornalístico, o que implica, entre outras coisas, apoiar financeiramente veículos e iniciativas organizadas pelos próprios jornalistas
- Fomentar o desenvolvimento de um sistema compartilhado, ágil e prático, de monetização do trabalho jornalístico na internet
- Enfim, podemos oxigenar a democracia brasileira com um jornalismo ético e plural.
Associe-se