Relatório da Abert agora aponta ataques virtuais a jornalistas

Por Redação APJor - A imprensa brasileira sofreu quase 11 mil ataques diários pelas redes sociais em 2019, de acordo com o relatório “Violações à Liberdade de Expressão”, lançado em 11/03. É o primeiro levantamento da Abert sobre esse tipo de ataque.

Por Redação APJor

A edição de 2020 do relatório Violações à Liberdade de Expressão da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), referente a fatos ocorridos em 2019, aponta que, nesse ano, a imprensa brasileira sofreu quase 11 mil ataques diários pelas redes sociais.

É a primeira vez que o relatório, divulgado na quarta-feira (11/3/2020), contempla esta modalidade de ataques.

De acordo com o estudo encomendado pela Abert à Bites – empresa de consultoria que faz monitoramento digital –, 130 milhões de brasileiros com acesso à Internet produziram 6,2 bilhões de posts no Twitter no ano passado. Desse volume, 39,2 milhões tinham conteúdos com a combinação das palavras mídia, imprensa, jornalista e jornalismo.

Os números mostram que a imprensa sofreu 9 mil ataques diários produzidos por perfis e sites mais conservadores e 1,9 mil por perfis mais à esquerda, o que dá um total de quase 11 mil ataques diários.

O relatório da Abert registrou ainda 56 casos de violência não letal, que envolveram pelo menos 78 profissionais e veículos de comunicação. As agressões físicas, como socos, pontapés e disparos de balas de borracha, continuam sendo a principal forma de violência não letal. Os autores das agressões foram principalmente políticos ou ocupantes de cargos públicos. Em seguida, estão jogadores, torcedores e técnicos esportivos.

Em relação a 2018, houve uma redução de 50,87% no número de vítimas. A redução não significa, porém, que houve uma melhora na percepção sobre a importância do trabalho da imprensa. Conforme a Abert, o Brasil continua apresentando um cenário preocupante para o exercício do jornalismo.

A íntegra do relatório está no link https://tinyurl.com/wssocke.

Categoria: Jornalismo

Publicado originalmente no site da APJor em 16 Março 2020

213 acessos até 5/5/2020

APJor

APJor

A Associação Profissão Jornalista (APJor) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2016 por um grupo de 40 jornalistas, com o objetivo de defender o jornalismo ético e plural e valorizar o papel do jornalista profissional na sociedade brasileira.