Quem somos

A Associação Profissão Jornalista – APJor é uma organização nascida do Movimento Jornalistas Pró-Conselho, criada na assembleia de 22 de outubro de 2016, na Câmara Municipal de São Paulo, com a presença de 40 jornalistas. 

Nossos objetivos são “realizar estudos e organizar atividades com vistas a ampliar o conhecimento sobre o exercício profissional dos jornalistas e apoiar a atividade profissional dos jornalistas, tomando como base os princípios de que o jornalista é um profissional essencial para garantir o direito à informação plural da sociedade brasileira, o que por sua vez é condição para o fortalecimento da democracia no País”, como está em nosso Estatuto.

Nossos Objetivos

 

Também constitui um de nossos objetivos específicos “garantir as condições materiais para a existência do Movimento Jornalistas Pró-Conselho (…)”, “defender o direito à informação, a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa no Brasil”; “promover o exercício ético do jornalismo por parte dos jornalistas profissionais” e “apoiar e colaborar com as organizações que atuem na defesa do jornalista no exercício da profissão”, entre outros.

DIRETORIA

 

 

Presidente – Fred Ghedini

67 anos, formou-se em 1979 na ECA-USP. Iniciou a carreira em 1977, como estagiário na Agência “Folhas”, do Grupo FSP. Foi repórter, editor, assessor de imprensa/comunicação e professor de Jornalismo, entre outras funções, por 40 anos, em jornais, revistas, sites, empresas privadas e órgãos públicos. Doutorou-se pela ECA-USP em 2012. Presidiu o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo de 2000 a 2006, época em que foi também vice-presidente da Fenaj. Atualmente preside a APJor.

 

 

Vice-presidente – Caru Schwingel

Jornalista formada pela UFRGS. Mestre em Cibercultura pelo Ciberpesquisa (UFBA), com doutorado sobre sistemas e processos de produção para o jornalismo digital, no GJOL da UFBA – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Pós-doutorado no projeto 2014K, na Faculdade Mackenzie, em São Paulo. Atua por mais de 20 anos no mercado de internet, produzindo conteúdos. Empresária, ativista política e digital, pesquisadora, autora de “Ciberjornalismo”, dentre outros. Membro da Rede de Inovação Política na América Latina e editora da Rede Conflitos de Jornalismo. Atualmente, conselheira do Conselho Fiscalizador da Gestão da APJor.   

 

 

Diretora Administrativa-Financeira – Mara Ribeiro

Jornalista, Mtb. 16.577. Atua na área há mais 30 anos. Sete como repórter de impresso de jornais como Folha de S. PauloJornal da Tarde, Notícias Forenses e como freelancer em outros projetos. Em 1993 funda sua Assessoria de Imprensa que completou 25 anos de atuação em 2018. Na empresa atendeu marcas como Mercer, Cacau Show; Ministério Público; Ecolab; NSk; Sakata; Rhodia; Festival Internacional de Curtas; Mostra Musical Brasil Cuba; Senac; FIA; Prevue e GuruPrev. Foi secretária geral do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, atuando especialmente no fomento ao segmento de Assessorias de Imprensa. Membro do PWN – Profissional Woman Networking e da Aliança Internacional de Jornalistas, também atua como roteirista, apresentadora e radialista. Ancorou por um ano o programa After Job na Rádio Mega Brasil on line onde entrevistava jornalistas que tinham um segundo talento/hobby.  Casada, dois filhos.

 

 

 

Suplente da Diretoria – Celso Bacarji

É jornalista graduado em Comunicação Social em 1977. Trabalhou como repórter e editor nos jornais O Estado de S. PauloFolha de S. Paulo, DCI e na Agência Estado. Foi editor de conteúdo da Agência Envolverde e trabalha atualmente na Sabesp, onde é responsável pela comunicação do Departamento de Serviços Administrativos da Diretoria Metropolitana da Empresa. É membro do atual Conselho Fiscalizados da Gestão da APJor.

 

 

Suplente da Diretoria – Ralph Peter

Jornalista, alemão de nascimento e brasileiro por devoção. Bacharel em Direito e Comunicação Social. Professor Universitário. Agente literário. Editorialista no Jornal Empresas & Negócios. Produtor e apresentador em TV web. MTB 6023 – SP

 

 

CONSELHO FISCALIZADOR DA GESTÃO

 

 

Membros efetivos:

Dal Marcondes

Jornalista, 62 anos, diretor executivo do Instituto Envolverde e editor da Envolverde Revista Digital, Dal Marcondes passou por diversas redações da grande imprensa paulista, como Agência Estado, Gazeta Mercantil, Revistas Isto É e Exame como repórter e editor de economia e finanças. Desde 1998 dedica-se a cobertura de temas relacionados ao meio ambiente, educação, desenvolvimento e sustentabilidade empresarial. Recebeu por duas vezes o PRÊMIO ETHOS DE JORNALISMO, oferecido pelo Instituto Ethos, e é reconhecido como um “JORNALISTA AMIGO DA INFÂNCIA” pela agência ANDI, Prêmio Especialista em Água e Saneamento pela revista Negócios da Comunicação m 2015/16/17, além de outras premiações. Editor e autor de diversas publicações sobre economia sustentável e desenvolvimento humano, colunista e colaborador da revista CARTA CAPITAL. É consultor na área de sustentabilidade empresarial. Foi membro do Conselho de Ética do Fórum Amazônia Sustentável e do Conselho de Sustentabilidade do Walmart Brasil. Especialista em Economia Ambiental pelo Procam-USP, mestrando em Produção Jornalística e Mercado pela ESPM-SP e Consultor do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) e membro do Conselho de Especialistas do CSS. Atualmente mestrando em Modelagem de Negócios Digitais na Escola Superior de Propaganda e Marketing.

 

 

Mônica Paula

Graduada em Jornalismo e pós-graduanda em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Tem especialização em Gestão de Empresas de Comunicação e Jornalismo Digital pela Universidade de Navarra/Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS). Profissional de comunicação há 30 anos, com experiência em mídia, comunicação pública e empresarial. Na imprensa, registra passagens por veículos como Rádio Jovem Pan, jornal O Estado de São Paulo/Agência Estado e TV Cultura como produtora, repórter e editora. Como repórter e editora-colaboradora, atuou em publicações da Editora Abril e portal Envolverde. Na comunicação pública, foi assessora de comunicação da Justiça Federal. No segmento empresarial, atendeu empresas nos setores de construção civil, infraestrutura e metalurgia. É também colaboradora para cursos e eventos da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Na academia, dá apoio para realização de disciplinas de pós-graduação e ebooks na área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Atualmente, é produtora sênior da TV Câmara SP (Câmara Municipal de São Paulo).

 

 

Pedro Nastri.

Jornalista formado pela Cásper Líbero há mais de 35 anos, atuou em vários órgãos de comunicação, como: Notícias Populares, Folha da Tarde, Jornal Gazeta Esportiva e Popular da Tarde, bem como uma breve passagem pela TV Gazeta, no programa Mário Ferraz em 1979 a 1980. Na década de 80 colaborou na confecção do Jornal Lira Paulistana, marco da revolução cultural daquela época; com o “Micro Jornal”, publicação irreverente que era vendido em cafés; Shopping News, City News e Jornal da Semana, publicações de propriedade do DCI – Diário do Comércio e Industria, ainda localizado na Rua Almeida Lima; “”Folha de Esportes””, o primeiro jornal de esportes amador, distribuído gratuitamente na Capital de São Paulo. Atualmente apresenta o programa Metrópole em Foco, transmitido pela Rádio Trianon SP e Rádio Universal de Santos. Também escreve para os jornais Gazeta SP e Diário do Litoral.

 

Suplente:

Everaldo Gouveia

Jornalista desde 1980, formado pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC). Trabalhou como repórter e editor em emissoras de rádio e em jornais, e atualmente atua em assessoria de imprensa na Câmara Municipal de São Paulo. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo e vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas.


Um pouco da nossa Historia

Aos jornalistas e às jornalistas

Difícil para a maioria dos brasileiros e para os próprios jornalistas 2016 teve, pelo menos para o grupo que participa do Movimento Jornalistas Pró-Conselho, uma novidade alvissareira: a criação da Associação Profissão Jornalista.

O projeto de Estatuto que está na página web é ainda o que foi apresentado à assembleia (leia a notícia reproduzida abaixo que traz, também, a composição da Diretoria e do Conselho Fiscalizador da Gestão). Mas as modificações feitas não mudaram em nada o essencial da proposta inicial.

Estatuto

A Associação Profissão Jornalista – APJor foi fundada em 22 de outubro de 2016 para realizar estudos e organizar atividades com vistas a ampliar o conhecimento sobre o exercício da profissão de jornalista, apoiar a atividade profissional e garantir as condições materiais para a continuidade da luta por um conselho profissional dos jornalistas brasileiros


CONTINUAR LENDO

Regime Interno

A Associação Profissão Jornalista – APJor foi fundada em 22 de outubro de 2016 para realizar estudos e organizar atividades com vistas a ampliar o conhecimento sobre o exercício da profissão de jornalista, apoiar a atividade profissional e garantir as condições materiais para a continuidade da luta por um conselho profissional dos jornalistas brasileiros.


CONTINUAR LENDO

Parceiro

Divulgue sua marca em nosso site e desfrute das vantagens de ser um parceiro da APJOR. Somos um canal de comunicação com forte presença  e reconhecimento no país.

QUERO SER PARCEIRO

Lista de Associados

Conheça os jornalistas que fazem  parte da nossa associação.

ACESSAR LISTA