A Associação Profissão Jornalista (APJor) é uma organização de jornalistas e pesquisadores em Jornalismo, fundada em 2016 em torno do debate sobre a criação de um Conselho de Jornalistas ou de Jornalismo. Desde então, tem se dedicado a estudar as profundas transformações que afetam a profissão para definir ações e elaborar projetos em articulação com as demais entidades de jornalistas no país.
A APJor é uma organização de jornalistas profissionais e pesquisadores que busca entender as mudanças que afetam a profissão para definir ações e elaborar projetos, como a abertura do debate sobre a criação de um conselho de jornalistas ou de jornalismo no Brasil.
presidente
Formada em Jornalismo na Cásper Líbero (1988), pós-graduada e Mestranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis na UNINOVE. Trabalhou por mais de 20 anos nos principais jornais e revistas do país, como repórter e editora de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e apresentadora de programas sobre Sustentabilidade. Empreendedora digital desde 2007, atua como criadora de conteúdo multiplataforma e estrategista de mídias sociais.
Vice-presidente
Jornalista há mais de 35 anos, sete deles como repórter e free-lancer em vários jornais, entre os quais Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde e Notícias Forenses, de 1983 a 1990. Trabalhou como jornalista na extinta Multinews até fundar, em 1993, sua própria empresa de comunicação, que leva seu nome e cujas atividades conduz até hoje. Formou-se em Jornalismo na FMU/FIAM em 1984.
Diretor Administrativo-Financeiro
Jornalista graduado em 2009 pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), na Bahia, com especialização em Jornalismo Internacional pela PUC-SP (2014). Começou a carreira em rádio, no interior da Bahia e trabalhou como repórter voluntário no Festival de Filme Brasileiro de Toronto, no Canadá (2009-2010). Em 2011 mudou para São Paulo, onde foi produtor de conteúdo para a RTV Canção Nova (2013-2017) e a TV Aparecida (2017-2020). Desde 2021, é assessor de imprensa na Ovo Comunicação, em São Paulo, atendendo empresas do setor de finanças e inovação. É membro da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo (Cojira-SP) e a representa na Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), da Fenaj. Na APJor, é também diretor técnico do Boteco APJor, que há quase três anos entrevista jornalistas e registra sua trajetória.
Diretor Suplente
Marcelo Soares é um dos pioneiros do jornalismo de dados no Brasil. Atualmente, dirige o estúdio de inteligência de dados Lagom Data, em São Paulo, que colabora com pequenas redações e entidades da sociedade civil com estratégias de desenvolvimento de audiência e na coleta, análise, visualização e narrativas de dados. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e foi o primeiro editor de audiência e dados da Folha de S.Paulo. Trabalhos seus com análise de dados para reportagem ganharam prêmios Esso (2006), Petrobras (2017), INEP (2018) e Synapsis-FBH (2020).
Diretora Suplente
Jornalista graduada pela USP em 1979, professora de jornalismo na UnB desde 1997. Trabalhou na Folha de S.Paulo, no Jornal do Brasil e n’O Globo, em Curitiba, Cuiabá e Brasília. Mestra em Comunicação, doutora em Ciência da Informação com pesquisas sobre redes sociais.
conselheira
Jornalista, radialista e relações públicas, formada pela FUA – Fundação Universidade do Amazonas (1982). Trabalhou nos principais telejornais do País como pauteira e editora de economia. Foi a Relações Públicas das visitas de vários governadores estadunidenses ao Brasil. Editou vídeos institucionais, fechou publicações e foi coautora de diversos guias e livros, sendo um deles premiado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Curadora e gestora de festivais formada pela EICTV – Escuela Internacional de Cine y Televisión (Cuba), dirigiu mais de 30 eventos no exterior. É advogada pela Universidade Anhembi-Morumbi (2019) e é pós-graduada em Economia para Jornalistas pela FEA/USP (1988), em Gestão do Conhecimento e da Informação pelo Senac (2003) e em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase – Prevenção e Tratamento de Doenças Relacionadas à Idade pela UNINGÁ (2024). É doutora em Psicologia Social (2015) pela Universidade John F. Kennedy, da Argentina, onde defendeu sua tese em 2021.
conselheiro
Formado em jornalismo pela ECA/USP em 1982, quando fundou com mais dois colegas o jornal Primeira Página, que todas as semanas era colado nas paredes de botecos de Pinheiros e dos Jardins. Foi legal, não tínhamos de pagar as pingas. Mas não pagava os boletos. Depois começou uma carreira em muitas redações até tropeçar na pauta de economia. Aí foram quase 30 anos fazendo contas. Em 1995 foi abduzido pela pauta ambiental e, desde então, vem tentando mudar de assunto, mas não consegue. Hoje, é diretor executivo da DMCom Consultoria e da Agência Envolverde, da qual é fundador. Também é presidente do Instituto Envolverde.
conselheiro
Graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1981). Foi revisor no jornal Folha de S. Paulo e redator de Economia nos jornais Folha da Tarde e Estadão. repórter na revista Balde Branco (pecuária leiteira); e editor, por 26 anos, da revista DBO (especializada em pecuária de corte), onde continua até hoje. Participou com capítulos nos livros A Embrapa na agricultura tropical (2023), Paraná Cooperativo (2021) e O espelho da inovação agrícola no Brasil (2019).
conselheira suplente
Jornalista e Escritora. Larga experiência em Jornalismo, atuando principalmente nos temas de economia e ciências como repórter, editora e correspondente internacional (2006-2009) em Buenos Aires. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM (1985) e mestrada em Sustentabilidade (2021) pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) com pesquisa na área de inclusão financeira, inclusão social, tecnologia e sustentabilidade.
Aos jornalistas e às jornalistas:
Difícil para a maioria dos brasileiros e para os próprios jornalistas 2016 teve, pelo menos para o grupo que participa do Movimento Jornalistas Pró-Conselho, uma novidade alvissareira: a criação da Associação Profissão Jornalista.
O projeto de Estatuto que está na página web é ainda o que foi apresentado à assembleia (leia a notícia reproduzida abaixo que traz, também, a composição da Diretoria e do Conselho Fiscalizador da Gestão). Mas as modificações feitas não mudaram em nada o essencial da proposta inicial.
A Associação Profissão Jornalista – APJor foi fundada em 22 de outubro de 2016 para realizar estudos e organizar atividades com vistas a ampliar o conhecimento sobre o exercício da profissão de jornalista, apoiar a atividade profissional e garantir as condições materiais para a continuidade da luta por um conselho profissional dos jornalistas brasileiros
A Associação Profissão Jornalista – APJor foi fundada em 22 de outubro de 2016 para realizar estudos e organizar atividades com vistas a ampliar o conhecimento sobre o exercício da profissão de jornalista, apoiar a atividade profissional e garantir as condições materiais para a continuidade da luta por um conselho profissional dos jornalistas brasileiros.
Divulgue sua marca em nosso site e desfrute das vantagens de ser um parceiro da APJOR. Somos um canal de comunicação com forte presença e reconhecimento no país.
A Associação Profissão Jornalista (APJor) é uma organização de jornalistas profissionais fundada, em outubro de 2016, com o objetivo de fomentar o debate sobre a importância de um jornalismo ético e plural para o fortalecimento da democracia brasileira, tendo como eixo a formação do profissional de jornalismo, a regulamentação da atividade jornalística e o aparato de governança da informação jornalística.