por um jornalismo ético e plural

Relatório de Atividades: 2021 foi um ano para consolidar nossa visão

Ficou claro para a direção da APJor, no ano passado, que a associação é uma organização de inteligência e mobilização, que luta pela criação de um foro próprio da profissão com autoridade para debater as questões do jornalismo no Brasil. Veja o relatório das atividades de 2021

Por Fred Ghedini*

O ano de 2021 marcou, no âmbito da direção, a consolidação da visão da APJor e do seu papel: somos uma associação de jornalistas e pesquisadores do jornalismo voltada para a inteligência e a articulação das organizações de jornalistas, tendo como meta promover um debate nacional sobre a criação de um foro próprio da profissão, com autoridade para tratar das questões cruciais do jornalismo, tal como um conselho, uma ordem ou um colégio de jornalistas.

A retomada do debate no Brasil sobre esse foro próprio dos jornalistas e do jornalismo é um dos desafios a serem enfrentados pela nossa organização, atuando principalmente nessas duas frentes: a da inteligência, porque realizamos pesquisas, estudos e publicações, isoladamente ou em parcerias, e a da articulação, realizando um trabalho de meio de campo, reunindo as diversas organizações existentes, seja no campo acadêmico, seja entre as entidades de jornalistas ou da sociedade civil e outras instituições que possam se juntar para trabalhar por esses objetivos comuns.

Em última análise, o objetivo final da APJor é colaborar para a conquista de um jornalismo ético e plural no Brasil. Este é o nosso lema desde outubro de 2016, quando nos constituímos enquanto associação.

O ano 2022 deverá ser o ano da consolidação dessa visão em um segmento mais amplo de associados(as) e da descoberta de métodos e instrumentos de atuação adequados para alcançarmos nosso objetivo.

O relato que segue, sobre nossa atuação em 2021, traz alguns elementos a serem considerados na trajetória que desenhamos para a APJor.

*Fred Ghedini é jornalista e presidente da APJor

Relatório de Atividades APJor 2021 – final

APJor

APJor

A Associação Profissão Jornalista (APJor) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2016 por um grupo de 40 jornalistas, com o objetivo de defender o jornalismo ético e plural e valorizar o papel do jornalista profissional na sociedade brasileira.