Logo Pesquisa Perfil do Jornalista 2021

UFSC inicia fase de pré-teste da Pesquisa Perfil do Jornalista 2021

Começou no dia 08/05 a fase de pré-teste da pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho”. A versão preliminar do questionário ajudará a avaliar e a testar a clareza no entendimento das questões produzidas nesse instrumento de coleta de dados

Da Redação

Participarão cem jornalistas, divididos entre todas as regiões do país, e que atuam na mídia, fora da mídia e em docência. A APJor, que é uma das apoiadoras da pesquisa, participa com a sugestão de 10 nomes para o pré-teste e com o apoio na divulgação da iniciativa. O pré-teste leva em torno de 10 minutos para ser preenchido e os selecionados para participar deverão respondê-lo até o dia 22 de maio.

Neste primeiro momento, os organizadores da pesquisa escolheram os cem jornalistas participantes que irão responder as questões, no intuito de verificar se o fluxo do questionário está correto.  Após esta etapa de verificação, serão realizados os ajustes necessários no questionário, para então disponibilizá-lo posteriormente ao público do estudo.

A pesquisa de atualização do Perfil do Jornalista Brasileiro é realizada pelos Programas de Pós-graduação em Jornalismo e de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em colaboração com a Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas (RETIJ), vinculada à Associação de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR).

Saiba mais:

Pesquisa Perfil do Jornalista 2021

APJor

APJor

A Associação Profissão Jornalista (APJor) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2016 por um grupo de 40 jornalistas, com o objetivo de defender o jornalismo ético e plural e valorizar o papel do jornalista profissional na sociedade brasileira.