Trofeu audalio dantas sera entregue no dia do jornlista

Mara Régia, Luís Nassif e Jamil Chade receberão Troféu Audálio Dantas 2021

O Troféu Audálio Dantas tem como objetivo homenagear jornalistas que se destacaram na defesa da justiça, da democracia, do direito à informação e da liberdade de expressão. Será entregue no Dia do Jornalista, em sessão virtual transmitida pelos canais das instituições promotoras, realizadoras e apoiadoras

Pelo segundo ano consecutivo, a Família Audálio Dantas consegue reunir um pool de entidades representativas de profissionais e professores de jornalismo, centros acadêmicos e empresas de comunicação para homenagear jornalistas que tenham se destacado na defesa da Justiça, Democracia, direito à informação e liberdade de expressão.

O Troféu Audálio Dantas – Indignação / Coragem / Esperança será entregue às 19 horas de 7 de Abril, Dia do Jornalista, em sessão virtual transmitida pelos canais das instituições promotoras, realizadoras e apoiadoras, aos jornalistas Mara Régia, Luís Nassif e Jamil Chade.

O Troféu é uma criação de Roger Matuá, a partir de uma ilustração da Laerte, ressignificando o tradicional São Jorge enfrentando o Dragão: ao invés de lança, empunha um microfone e ostenta uma câmera GoPro no elmo sobre a cabeça. “Imaginamos, sobretudo, nomes que possam ser referência e estímulo para as novas gerações de jornalistas e radialistas”, declarou Vanira Kunc, viúva de Audálio Dantas.

Ao longo das próximas quatro semanas, a equipe de curadoria composta pela OBORÉ / Projeto Repórter do Futuro e Rádio Brasil Atual produzirá matérias sobre quem foi Audálio e quem são cada um dos três homenageados deste ano. Em 2020, o Troféu foi para Patrícia Campos Mello.

São entidades apoiadoras a ABI – Associação Brasileira de Imprensa, ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil, ACE – Associação dos Correspondentes Estrangeiros, Agência Sindical, AJOVESP – Associação dos Jornalistas Veteranos do Estado de São Paulo, APJor – Associação Profissão Jornalista, AQC-ESP – Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, Centro Acadêmico Benevides Paixão/PUC-SP, Centro Acadêmico Lupe Cotrim/ECA USP, Centro Acadêmico Vladimir Herzog/Cásper Líbero, Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé”, Colibri Comunicações, DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas, FEPESP – Federação dos Professores do Estado de São Paulo,  Hospital Premier, IMAG – Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil, IVH – Instituto Vladimir Herzog , Rádio Brasil Atual,  Jornalistas & Cia, OBORÉ/Projeto Repórter do Futuro, Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, Rede ComCiência/Jornalistas de Ciência, SJSP – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, SINPRO SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, FESPSP – Sociologia e Política – Escola de Humanidades,  UBE – União Brasileira de Escritores., ÚNICAJor – União de Centros Acadêmicos de Jornalismo.

APJor

APJor

A Associação Profissão Jornalista (APJor) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2016 por um grupo de 40 jornalistas, com o objetivo de defender o jornalismo ético e plural e valorizar o papel do jornalista profissional na sociedade brasileira.