INSTITUCIONAL

Somos a ApJor

A Associação Profissão Jornalista (APJor) é uma organização de jornalistas favoráveis à criação de um conselho profissional, criada em  assembleia realizada por 40 jornalistas profissionais, na Câmara Municipal de São Paulo, em outubro de 2016. 

A APJor tem entre seus objetivos realizar estudos e organizar atividades com vistas a ampliar o conhecimento sobre o exercício profissional dos jornalistas e apoiar a sua atividade profissional.

OBJETIVOS

A APJor é uma organização de jornalistas profissionais e pesquisadores que busca entender as mudanças que afetam a profissão para definir ações e elaborar projetos, como a abertura do debate sobre a criação de um conselho de jornalistas ou de jornalismo no Brasil.

Membros

DIRETORIA

FRED GHEDINI-fotos Sonia MELE (66)

Fred GHEDINI

Presidente

67 anos, formou-se em 1979 na ECA-USP. Iniciou a carreira em 1977, como estagiário na Agência Folha. Foi repórter, editor, assessor de imprensa e professor de Jornalismo. 

Leda Beck é vice presidente da APJor

Leda Beck

Vice-presidente

Foi redatora, repórter, editora e correspondente internacional no Estadão e na Veja. Graduou-se em jornalismo pela FAAP, cursou a Escola Nacional de Ciências Políticas da França e é mestre em Humanas pela Universidade Stanford.

MARA RIBEIRO-APJOR 07-11-18 fotos Sonia MELE (10)

Mara Ribeiro

Diretora Administrativo-Financeira

Jornalista, Mtb. 16.577. Atua na área há mais 30 anos. Sete como repórter de impresso de jornais como Folha de S. PauloJornal da Tarde, Notícias Forenses e como freelancer em outros projetos. 

Cris Spera é diretora da APJor

CRIS SPERA

Suplente da Diretoria

Jornalista e consultora para temas de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável. É especialista em Responsabilidade Social e Empresarial pela Fundação Dom Cabral e Graduada em Comunicação Social pela ECA-USP.

Fabio Soares é diretor da APJor

FAbio soares

Suplente da Diretoria 

Jornalista, graduado pela UNEF, Feira de Santana (BA), com especialização em Jornalismo Internacional pela PUC-SP. Atuou em assessoria de imprensa, rádio e televisão, tendo trabalhdo no Jornalismo da TV Canção Nova e da TV Aparecida. É membro da Cojira-SP.

 Jornalista, 63 anos, diretor executivo da DMCom Consultoria e da Agência Envolverde da qual é fundador, presidente do Instituto Envolverde. 

Membros

CONSELHO FISCALIZADOR

DA GESTÃO

Caru Shwingel é conselheira da APJor

Caru Schwingel

Jornalista, formada pela UFRGS, mestre em Cibercultura pelo Ciberpesquisa (UFBA), com doutorado sobre sistemas e processos de produção para o jornalismo digital.

pedro nastri

PEDRO
NASTRI

Jornalista formado pela Cásper Líbero há mais de 35 anos, atuou nos jornais Notícias Populares, Folha da Tarde, Jornal Gazeta Esportiva e Popular da Tarde, bem como na TV Gazeta, no programa Mário Ferraz.

EVERALDO GOUVEIA

Everaldo
Gouveia 

Assessor de imprensa na Câmara Municipal de São Paulo. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo e também ocupou a vice-presidência da Federação Nacional dos Jornalistas

Um pouco da nossa História

Aos jornalistas e às jornalistas:

Difícil para a maioria dos brasileiros e para os próprios jornalistas 2016 teve, pelo menos para o grupo que participa do Movimento Jornalistas Pró-Conselho, uma novidade alvissareira: a criação da Associação Profissão Jornalista.

O projeto de Estatuto que está na página web é ainda o que foi apresentado à assembleia (leia a notícia reproduzida abaixo que traz, também, a composição da Diretoria e do Conselho Fiscalizador da Gestão). Mas as modificações feitas não mudaram em nada o essencial da proposta inicial.

Estatuto

A Associação Profissão Jornalista – APJor foi fundada em 22 de outubro de 2016 para realizar estudos e organizar atividades com vistas a ampliar o conhecimento sobre o exercício da profissão de jornalista, apoiar a atividade profissional e garantir as condições materiais para a continuidade da luta por um conselho profissional dos jornalistas brasileiros

CONTINUAR LENDO

Regime Interno

A Associação Profissão Jornalista – APJor foi fundada em 22 de outubro de 2016 para realizar estudos e organizar atividades com vistas a ampliar o conhecimento sobre o exercício da profissão de jornalista, apoiar a atividade profissional e garantir as condições materiais para a continuidade da luta por um conselho profissional dos jornalistas brasileiros.

CONTINUAR LENDO

Parceiro

Divulgue sua marca em nosso site e desfrute das vantagens de ser um parceiro da APJOR. Somos um canal de comunicação com forte presença  e reconhecimento no país.

QUERO SER PARCEIRO

Lista de Associados

Conheça os jornalistas que fazem  parte da nossa associação.

ACESSAR LISTA

FAÇA PARTE DESTA REDE

Associe-se à APJor