roda de conversa sobre jornalismo

APJor marcou presença no CBJA debatendo os caminhos da profissão

Por Rafael Gmeiner - Roda de Conversa da APJor, no Congresso, debateu a urgência em se buscar um modelo de jornalismo digital que atenda às demandas de interesse público e que aponte para soluções coletivas e horizontais

Por Rafael Gmeiner

A Associação Profissão Jornalista (APJor) esteve presente durante o Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA), que aconteceu nos dias 9 e 10 de agosto, de 2019, no Unibes Cultural, em São Paulo (SP). Além de ter contribuído de forma ativa em todo o evento, a associação foi responsável por conduzir uma das Rodas de Conversa, com o tema Profissão Jornalista.

Comandada pelo presidente da APJor, o jornalista Fred Ghedini, acompanhado pela vice-presidente e pelo diretor de comunicação da associação, jornalistas Caru Schwingel e Celso Bacarji, respectivamente, a roda debateu o jornalismo enquanto profissão e os caminhos possíveis para as mudanças necessárias contando com a ativa participação de quem esteve presente durante a conversa.

O exemplo do Jornalismo Ambiental

Caru Schwingel abriu a conversa falando sobre a importância do Jornalismo Ambiental para a sociedade como um todo e para a profissão como um modelo a ser seguido. “A grande questão que vivemos vem da ideia de uma sociedade em rede, conectada e o jornalismo ambiental pratica isso há 20 anos, usando as tecnologias do jornalismo digital. É um jornalismo extremamente pioneiro, que atua de forma horizontal, transversal, com troca de saberes, sem um início, sem um pólo de emissão, mas sim com todos participando”, disse Caru.

E neste momento, mais do que nunca, a criação desta rede entre jornalismo e sociedade se faz ainda mais importante, conforme pontuou Fred. “O que enfrentamos neste momento é uma situação muito difícil do jornalismo tradicional. O momento é de unir as organizações de jornalismo para que os jornalistas apareçam além das marcas, além do nome dos veículos. O nosso desafio é fazer o jornalista aparecer como profissional para a sociedade, assumindo a sua responsabilidade, aquela para qual ele se formou, a informação com veracidade, dentro da realidade de cada pessoa. Mas não podemos fazer isso sozinhos”.

Já para Celso Bacarji, agora é a hora do jornalismo caminhar sozinho, sem dependência financeira de empresas. “Sinceramente eu acredito que este seja o momento da independência do jornalismo. Não precisamos mais dispor de parque industrial como o da Abril ou do Estadão, por exemplo, com a abertura de financiamento do BNDS ou bancos internacionais. Nós temos a internet que nos coloca cara a cara com o leitor”.

Bacarji acredita que é preciso resolver com urgência o problema da monetização do jornalismo na internet. Encontrar um modelo adequado para que o jornalista ganhe o seu pão de cada dia, exercendo o seu trabalho na rede. “E isso não é impossível de resolver, com as tecnologias que já estão disponíveis, mas não conseguimos ainda acessá-las em sua totalidade, por conta do monopólio das empresas de tecnologia, que capturam hoje a maior parte das verbas publicitárias do planeta”, explica ele.

Outro ponto primordial para o sucesso de um modelo de jornalismo na internet é a cooperação, capaz de gerar escala. “A informação pode ser muito barata se for negociada em escala. Não serei eu, que escrevo sobre meio ambiente, sozinho, que vou atrair um grande público e gerar escala. Mas se cada um de nós produzir e escrever para um único portal, na área, que gostamos, aí sem poderemos atrair o grande público”, finalizou Bacarji.

* Rafael Gmeiner é jornalista e associado da APJor

Publicado originalmente no site da APJor em 20 de agosto de 2019
1498 acessos até 11/05/2020

APJor

APJor

A Associação Profissão Jornalista (APJor) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2016 por um grupo de 40 jornalistas, com o objetivo de defender o jornalismo ético e plural e valorizar o papel do jornalista profissional na sociedade brasileira.